quarta-feira, 21 de abril de 2021

TE AMO BRASÍLIA !!!




Brasília, sua linda, completando 61 anos, tive um choque ao conhecê-la, uma cidade nova mas já com ares de rainha, unindo sob suas asas as diferenças culturais vinda de todos os rincões.
O tempo passou, como passou rápido, apesar de coroa, com aquele jeitão de riponga, um jeito bem largadão, mas a cabeça erguida, o nariz empinado continua embelezando todo o Planalto Central.
Hoje uma capital consolidada, continua recebendo de braços abertos os que aqui chegam em busca de uma nova vida ou mesmo para curtas temporadas.
Apesar de concebida para ser um exemplo em ordenamento urbano, com uma proposta moderna tornando-se um modelo para o país de convivência integrada entre todas as classes da população.
O que se viu na prática foi o total desvirtuamento da proposta original, que permitiu um crescimento desordenado, segregando as classes mais baixas, obrigando-as a migrarem para a periferia, matando a ideia inicial de seus idealizadores.
Foi isso que aconteceu com os primeiros habitantes que estavam habituados a diferentes tradições de convívio, tornando o sonho de Dom Bôsco um verdadeiro pesadelo que persiste até hoje. 
Apesar de tudo pouco nos resta para comemorarmos, temos muito pouco do que nos orgulharmos, a não ser a nossa luta diária para que essa estrela volte a brilhar.
Hoje esse é o triste retrato dessa que já foi a Capital da Esperança, cantada em verso e prosa por poetas de todas as partes, uma cidade ainda bela,  mas passa por um grande processo de degradação. 



Quem a ama fica nostálgico e triste de um passado não muito distante, onde o orgulho maior era esse tremendo cartão - postal de pura beleza fincado no meio do cerrado.
Com a falta de planejamento para o futuro que hoje nos parece sombrio, até crise hídrica já passamos, a praga das invasões de terra pública  continua a  todo vapor.
Mesmo assim, apesar de tudo, com esse ar tão seco, sem muita chuva, clima de deserto, consigo me sentir feliz e não arredo o pé. 
Olha que um dia a chamei de fria, sem alma, faltava alguma coisa que o tempo trouxe à tona.
Hoje talvez não exista alguém tão apaixonado por essa cidade.
A minha declaração é simples: SOU APAIXONADO POR BRASÍLIA!!!
Fazer o que?

Nenhum comentário:

Postar um comentário