sexta-feira, 5 de abril de 2019

DEMOCRACIA E SAÚDE

A Região Centro Sul composta por Riacho Fundo I e II, Guará, SIA, Núcleo Bandeirante, Park Way, Candangolândia e Estrutural, realizou nos dias 03 e 04 de Abril a  sua conferência regional no Clube da Saúde.



Na abertura, muito concorrida por sinal, além da presença de conselheiros de saúde das regiões envolvidas, servidores, gestores contou também com a presença do Secretário Adjunto de Gestão em Saúde, Sérgio Luiz da Costa, de administradores regionais, do vice-presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), o deputado distrital Rodrigo Delmasso (PRB), o presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) da CLDF, Jorge Vianna (Podemos) e Hermeto (MDB), suplente da CESC e outras autoridades.
Desde o dia 26 de Março as sete regionais de saúde, estabelecidas pela Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal – SES-DF estão realizando conferências regionais de saúde, que sob o lema  “Democracia e Saúde” pretendem discutir os problemas diversos da saúde nas regiões no DF.
Juntos, conselheiros regionais de saúde, usuários, servidores e demais profissionais de saúde, discutirão os rumos e a sobrevivência do Sistema Único de Saúde - SUS com propostas que serão levadas para a  etapa distrital, prevista para acontecer em Junho, com a consolidação das propostas  que serão levadas e apresentadas na 16ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorrerá em Agosto.
Para isso, três eixos estruturantes foram previamente definidos e devem nortear os debates: Saúde como Direito, Consolidação dos Princípios do Sistema Público de Saúde e Financiamento Adequado e Suficiente para o SUS.
Espera-se que a conferência seja exitosa, trazendo soluções para a tão combalida saúde pública do DF que a muito clama por melhoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário