terça-feira, 26 de agosto de 2025

MIÇANGAS

Sem muita inspiração resolvi dar um rolê pelo Guará, aliás é uma das coisas que mais gosto de fazer, pois assim fico sabendo do que acontece no nosso quadrado, disso não abro mão.
Cheguei no Porcão, o Caixa Preta ainda não apareceu, sentei e pedi minha cerveja, melhor era observar em volta, o que de cara já não era tão agradável assim.
O Galak com aquele avental imundo que volta e meia passava na cara para enxugar o suor, só não conseguia se livrar da catinga que exalava daquele corpo balofo, um bando de moscas sempre a lhe acompanhar sem desanimar, parecia que o cabra tinha tomado banho nas chuvas do ano passado, olha que já faz um tempo.
Não estava gostando daquele vira-lata do quiosque que se lambia e de vez em quando dava uma rosnada na minha direção para demonstrar o amor que sentia pelas minhas canelas, o suor escorria, aquele telhado de zinco era de lascar, o velho Caixa estava demorando, pedi outra gelada.
De repente pintou na área o cabra mais maluco do pedaço, o velho Caixa, que pelo jeito vinha cheio de novidades para contar, pois o Guará de longe é a cidade que mais casos aparecem para contar ou comentar, sempre aparece coisa nova.

segunda-feira, 25 de agosto de 2025

LÁGRIMAS E CHUVAS

O mês de Agosto se arrasta lentamente, parece que não, mas estamos quase chegando ao final do ano, muita gente se preparando para fazer aquelas promessas mentirosas de todos os anos.
Todo mundo cheio de bondade, beijando inimigos, desejando o melhor para todo mundo mesmo que seja da boca pra fora, é tanta doçura que chega a juntar formigas em volta do mentiroso.
Sentado lá na mesa do Porcão conversando sobre o que acontece aqui no Guará, vendo as baratas passarem por cima da mesa, parece que tinha alguma festa por ali,as moscas faziam um recital de zumbidos e voos rasantes sobre o meu prato e copo , isso me mantinha de olhos abertos para não deixar nenhuma mergulhar no meu copo.
Sem querer olho na direção do Parque do Guará, meus olhos deixam escapar algumas lágrimas por ver aquela beleza toda sendo degradada pela cobiça de alguns que teimam em querer o fim do nosso pulmão verde.
As cercas estão sendo roubadas, entradas estão sendo sorrateiramente abertas, abrindo de vez a invasão de ocupações irregulares, mas não se vê nenhuma ação para conter essa degradação, o nosso Parque agoniza.

sexta-feira, 22 de agosto de 2025

MODISMO E ALIENAÇÃO

Estava aqui pensando na nova idiota mania que apareceu nas redes, o tal de Morango do Amor, o Caixa Preta parece que andou experimentando, vou procurar saber detalhes.
Parece que foi uma coisa bolada por algum dentista, pois o que existe de cristão com os dentes prejudicados não está no gibi, a coisa virou uma febre entre os frequentadores das redes sociais, só falam nisso.
Para que tenhamos uma ideia da idiotice em questão, o preço do morango subiu assustadoramente, já há escassez da fruta em alguns mercados e frutarias.
O velho Caixa chega todo animado, depois de xingar até a décima geração de plantadores de morango pois quase tinha perdido um dente ao experimentar o tal doce.
O velho Caixa estava irritado deveras, foi logo desembuchando o que sentia, quando achamos que já vimos tudo em matéria de frescura, eis que aparece uma modinha pra lembrar que o mundo está mais perdido do que imaginamos.
Agora surgiu o Morango Amor, uma verdadeira ode a boiolice reinante, a coisa é mais grave, escrevendo já me benzi umas dez vezes e olha que não sou muito de rezar, mas diante dos fatos, me apavorei.

terça-feira, 12 de agosto de 2025

NA CARA DE PAU

Encontrei com meu amigo Caixa Preta, ele estava muito preocupado, me falou que agora só os bonitos estão morrendo e citou Alain Delon, quase morro de rir quando olhei pro cabra.
Mas lá no Porcão enquanto tomávamos nossa cerveja, ouvindo aquela gritaria saudável parecendo o Maracanã em dias de clássico, comecei a relembrar de algo que ouvi.
Mas o meu pensamento estava focado no que tinha ouvido em uma reunião dessas muitas que acontecem no Guará pra resolver ou tentar discutir uma solução para os graves problemas da cidade.
Tem gente querendo fazer a todo custo acreditar que tudo feito por essas bandas, só acontecem por causa do amor e dedicação, como querem nos fazer acreditar algumas vaquinhas de presépio.
Tudo fruto do amor, fica-se até emocionado, com o show de puxa saquismo onde com a voz embargada, mentem como se todos fossem otários e idiotas pra acreditar.
A população tem que ficar atenta a esses santos de plantão, que parece ter virado moda por essas bandas, onde tudo é feito na base do amor, sem reclamar das aberrações que campeiam no Guará, se reclamar corre-se o risco de ser excomungado.

quinta-feira, 31 de julho de 2025

POR QUE DUBAI ?

Muitos me perguntam porque apelidei o Guará, de Dubai, tentarei explicar, se você prestar atenção direitinho vai entender.
O pessoal daqui anda com o nariz empinado, todos se sentindo donos do pedaço,as vezes penso que deve ser o meu senso crítico ou ilusão minha,mas gosto de tirar um sarro com a galera que mora por aqui,parece até que não fazemos parte da República de Bananas.
Mas para tirar a dúvida, estava sem fazer nada por aqui, aproveitei o recesso e resolvi passar alguns dias, em Dubai.
Lá mesmo onde Judas perdeu as botas, lugarzinho até bom, mas me deu uma saudade danada daqui. 
As paisagens maravilhosas, parecia que tinha entrado em algum filme de fantasia onde tudo funciona perfeitamente, me senti um califa daqueles de lá, só faltava vestir aquelas saias e colocar uma toalha na cabeça.
Tudo parecia um conto de fadas, muita comida, muita mesmo, nem sabia o nome, nem com um tradutor eu conseguiria falar, quanto mais escrever, muitas bebidas finas.
Deu  uma saudade danada do Porcão , onde os coices do Galak pareciam que mãos de fadas nos tocavam, confesso que aquela limpeza estava me dando enjoo.
Acho que era falta de costume, perguntei ao guia onde tinha um quiosque pra tomar água de coco, um pingado, ele me deu uma olhada de desprezo, tentei não ficar irritado com aquele cabra de saia, mandei ele a merda em português perfeito, ele sorriu e agradeceu, penso eu. 

quinta-feira, 24 de julho de 2025

UM ESTUDO SOBRE RESSACAS

Parece até um ritual, estou novamente frente ao computador tentando escrever o artigo, nada de celular ou outra coisa que me preocupa.
Aliás, a única coisa que me preocupa são os telefonemas do Caixa Preta, sempre querendo ir ao Porcão.
Da última vez que nos encontramos, ele veio falar das ressacas, das grandes ressacas, aquela que sempre nos lembrava que nenhum prazer ficará sem o devido castigo, onde cada porre era um desafio às leis do universo.
Lembrava-se sempre das náuseas, azia, dores de cabeça, aquele festival de mal estar onde o mundo parecia que ia acabar, mas continuava lá pra lembrar que o buraco é mais embaixo.
Quem já tomou cuba libre sabe do que falo, pois graças ao nosso forte desejo de autopreservação conseguimos sobreviver, apesar do porre de cuba libre nos arrasar.
Estou citando isso como exemplo, quando chegava a tontura eu sentia um estranho desejo de morte, onde jurávamos que nunca mais ia beber.
Mas esse nunca mais sempre durava pouco, pois no sábado que demorava tanto a chegar que parecia uma eternidade, enfiávamos o pé na jaca.

segunda-feira, 21 de julho de 2025

O BUFÃO

O Caixa Preta tem um sexto sentido muito aguçado, foi ele que me avisou sobre o palhaço que assumiu a presidência lá nos states, as idiotices começaram no dia da posse.
Segundo o velho Caixa, quando aquele bufão, muito maquiado entrou na arena do grande circo Capitólio pra tomar posse como presidente americano, vi logo que estávamos diante de um grande e trágico espetáculo circense que expôs de vez a burrice de um povo.
Nada mais era que início de um fim melancólico de uma lenda no mundo, o suposto poderio americano.
Hoje sofrendo uma derrocada sem precedentes, com todas as bravatas sendo enterradas de vez, pois o grande bufão entronado apressará à triunfal chegada ao fundo do poço.
Com essa entronização da imbecilidade atual as asneiras terão o respaldo que merecem, um país que por algum tempo fez e aconteceu, hoje lamentavelmente faz parte de piadas com o histrionismo desse bufão imbecil.

domingo, 20 de julho de 2025

AVANÇOS DA CIÊNCIA

Estava pensando, até admiro todo avanço da humanidade em prol de uma vida melhor, o meu amigo Caixa Preta me deu a dimensão exata disso.
Com aquele ar professoral, o cabra desfiou essa pérola que me deixou pensativo, pois segundo o cabra a coisa é mais ou menos assim: Bebê reborn, inteligência artificial, robô inteligente, carro que anda sem motorista, foguete que dá ré e outras modernidades estão atrapalhando a nossa vida  e a dele.
Irritado, ele disse que tudo isso pra gente chegar numa festa junina, não ter um bolo de milho emagrecedor, uma canjica queima gordura, um pastel ou mesmo um cuscuz seca barriga, parece até que a ciência perdeu o foco.
Estamos precisando na verdade é que esses cientistas trabalhem mais, pra encontrar a solução desses antigos problemas.
O mesmo ele fala dessa turma de políticos inúteis, dando uma explicação muito simples mas verdadeira, de acordo com o cabra, um político quando é eleito, ele ganha um mandato pra defender o povo  e não um passaporte pra roubar e fazer merdas impunemente, a população tem que passar a entender isso.

terça-feira, 15 de julho de 2025

ENGOLINDO O CHORO

Teve uma época que eu odiava a Segunda-Feira, estranhamente hoje odeio a semana inteira.
Mas vamos começar o mês de Julho, mais relaxado,pois com o meu amigo Caixa Preta não tem conversa, quando não gosta reclama logo, não deixa nada passar em branco. Quando me encontro com ele, sei que vou ouvir casos que costumam acontecer por aqui, sempre me diverte muito, passo para minhas crônicas imediatamente pois são fatos divertidos, desses que acabam com o mau humor de qualquer um, basta conversar com os leitores da coluna.
Tem dias que a gente amanhece aborrecido com os acontecimentos no mundo, muitas vezes somos pegos pensando em como esse mundo é estranho deixando-nos, pobres mortais, indignados com o que acontece por aí. 
Falo hoje do que acontece lá no Congresso, dá nojo até tocar nesse assunto, mas sinceramente me dá uma tristeza danada quando vejo pessoas que vivem a reclamar das desigualdades, das injustiças e da vida dura por conta desses malfeitores engravatados, que vivem nessa politicalha exacerbada em nosso país, mas que na primeira oportunidade se manifestam da pior forma possível,, mostrando que estão no mesmo ralo de degradação desses mesmos políticos.
“Deus é um cara gozador, adora brincadeira”...Tirada de uma música do nosso cancioneiro, nunca uma frase fez tanto sentido, pois numa hora que vemos tanta nulidade crescer, será que isso tá certo?

quarta-feira, 9 de julho de 2025

AMOR INFINITO

É uma vergonha ver como esse governo trata a população do Guará, citemos como exemplo o caso da QI-23, onde depois de muitas audiências, o governo contrariando tudo que foi decidido, resolveu empurrar goela abaixo aquelas aberrações implantadas por lá.
Hoje temos um estreitamento criminoso da via, além dos estacionamentos para os chegados, sempre na contramão de tudo que é decente.
Dizem que moram por aqui, morrem de amores pela cidade, mas o amor fala mais alto, muda bruscamente quando trata de defender a boquinha dentro do governo, mesmo que para isso tenham que jogar o Guará na vala. 
Como a tônica dessa turma de puxas sacos é sacanear com a população, agora estão com ideia de jerico de implantar uma UPA que vai transformar aquela região em um inferno na terra.
Chegam a ser ridículos na defesa de mais essa sacanagem com a população do Guará, defendem apenas as tetas onde estão pendurados, mas sem mover uma palha pela população.
Esperamos que os arautos dessa sacanagem tenham a decência de não ficar com meias verdades, nada de ficar dourando a pílula para receber falsos aplausos ou elogios fáceis, isso não vai colar.

domingo, 6 de julho de 2025

MODERNIDADES

Encontrei com o Caixa Preta lá no Porcão, discutia com Galak, isso é a coisa mais comum por aqui, trocavam gentilezas dirigidos às mães, emocionante ver essa demonstração de civilidade entre os dois, duas figuras tão finas e educadas, fiquei com os olhos cheios de lágrimas. 
Sentamos na nossa mesa preferida mesmo com o frio nos castigando, próxima da porta para ficar de olho no ambiente e evitar a catinga que vinha da cozinha.
O velho Caixa estava no seu momento filosófico, foi logo soltando essa pérola sobre o pessoal que vem pra tomar conta do mundo: 
Depois de uma semana árdua de trabalho, de 6 horas com 2 de almoço, digitando em teclados ergonômicos, projetando maçanetas menos estressantes para o mundo moderno, traduzindo poemas húngaros, ou atualizando blogs, reúnem-se com amigos, igualmente estressados em bares modernos.
Discutem problemas modernos, para os quais têm todas as soluções,são iluminados, gente que faltava para o mundo melhorar, pena que chegaram tarde.

sexta-feira, 4 de julho de 2025

ABOBRINHAS

Quando me encontro com o Caixa Preta lá no Porcão tenho certeza que vou escutar alguma coisa que vou aproveitar nos artigos que escrevo, sentados  na nossa mesa favorita me preparei pra ouvir o cabra.
Parecia que estava inspirado, foi logo dizendo que queria saber quando a 3ª guerra ía começar, pois já estava suspendendo o pagamento de todos os boletos.
Acrescentou que estava à procura de uma amizade sincera com pessoas que tiverem abrigo nuclear em casa, ri, pois eu não tinha pensado nisso. 
Mas logo voltamos ao nosso assunto preferido, o Guará, tá difícil aguentar tanta embromação, pode-se ver e sentir durante as audiências diversas que acontecem por aqui onde os assuntos mais variados são discutidos.
Com tristeza, apesar da seriedade dos problemas, notei que poucas pessoas ,quase sempre as mesmas estavam por ali, pude notar como tem gente que pouco se interessa pelos problemas que passam o Guará.
Problemas esses que têm se avolumado com o crescimento meio desordenado da cidade, ninguém quer deixar a sua zona de conforto e indiferença para participar dessas massantes reuniões.

segunda-feira, 30 de junho de 2025

CONTINUAMOS A DANÇAR

Junho mês do frio, do quentão, fogueiras, canjica, forró, as famosas quadrilhas, onde o povo sempre acostumado a dançar, continua dançando. 
O que não se pode deixar de notar é essa falta de compromisso com o povo, desse Congresso, dá vontade de vomitar quando temos que falar sobre isso.
Pra aumentar a nossa cota de sacrifício, na maior cara de pau, aumentam o número de desocupados e inúteis, que permeiam a política nacional.
A população que se lasque, como sempre acontece com a falta de responsabilidade e compromisso com o país, dessa corja entronizada no poder.
Mas basta ouvir falar dos delírios desse deslumbrado governador, que teremos a real dimensão dos desmandos.
Adora não fazer nada pra melhorar o DF, a não ser cavar buracos parecendo um tatu enfurecido, como se as coisas aqui no DF já estivessem resolvidas e tudo estivesse muito bem encaminhado.

quarta-feira, 25 de junho de 2025

TÁ DANADO !

O Caixa Preta não se contém quando alguém fala das invasões que assolam o Guará e parece ter se intensificado nos últimos tempos, uma verdadeira febre de coisas vergonhosas, tudo sempre ao arrepio da lei, um festival de ilegalidades sem precedentes aqui no nosso querido Guará.
Para o velho Caixa parece que o povo perdeu a vontade de se indignar com o que se avoluma por aqui, sem que ações sejam detonadas para acabar com tal condição. 
Segundo o velho Caixa, tudo na base como diz o poeta: Com a boca escancarada cheia de dentes, esperando a morte chegar...Tá na hora de acordar e tomar as rédeas do próprio destino.
Aqui nessa região tudo pode, temos até quiosque em rotatória, derrubam árvores, arrancam gramados para não deixarem os chegados sem o estacionamento, mas segundo as vaquinhas de presépio está tudo certo, até o DF Legal faz cara de paisagem como se o Guará não fizesse parte do DF.  

sexta-feira, 20 de junho de 2025

A CRUEL REALIDADE

Sentado em frente ao computador tentando escrever o artigo da semana, antes que o Caixa Preta me telefone querendo dar uma chegada no Porcão pra me contar as novidades. 
Que posso garantir não são poucas, o cabra deve ter poucas e boas pra falar do nosso quadrado, novidades não faltam.
Nada de meias verdades, nada de ficar dourando a pílula para receber falsos aplausos ou elogios fáceis, mostrando as grandes enganações que por aqui se propagam, sempre querendo valorizar quem não merece.
Os problemas aqui encontrados não são poucos e vêm se acumulando a muito tempo, pois aqui muitos reclamam, poucos fazem ou ajudam a manter a nossa cidade dentro de um padrão de legalidade, a maioria gosta mesmo é de um jeitinho ou belas desculpas para ficar bem na “fita” e não cumprir um mínimo na tentativa de melhorar realmente, com isso fica difícil de manter o Guará em um nível digno dentre as demais.
Na verdade o que se se vê apesar das tentativas vãs de torná-la mais limpa ordenada e acolhedora, mesmo fora das enganosas campanhas de limpeza, que duram alguns dias, onde fazem uma maquiagem barata apenas para tirar fotografias, fazer exposição na mídia paga e apresentar como a salvação da lavoura.

terça-feira, 17 de junho de 2025

TARECO E MARIOLA

Com chegada do mês de Junho, um frio de lascar, gosto muito de curtir as festas de São João, pois estou louco pra tomar um quentão, dançar forró, ver o pessoal dançar Quadrilha, não aquela do Planalto Central onde as quadrilhas nos fazem dançar o ano inteiro.
Então falemos de festas, pois em festas juninas, gostoso é o ronco do fole, onde o sanfoneiro toca e as nossas pernas ficam inquietas, nos empurrando para dançar ao som de um acordeão inquieto. 
Mesmo com um frio de lascar, o Caixa Preta me ligou convidando pra dar uma espiada na festa de São João do Guará que rolava lá pras bandas do Consei, o velho Caixa  já me esperava pra tomar um quentão, curtir a festa, se divertir esquecendo por momentos as agruras do dia a dia.
Não me arrependi, revi alguns amigos ouvindo o som do forró pé de serra pra lá de animado, no terreiro uma multidão se divertindo na maior alegria que contagiava a todos, tinha gente de todo lugar. 
Velhos, crianças, jovens numa animação que fazia inveja a muitos eventos que paralelamente acontecem por aí em diversos pontos do DF.
São festas assim que o nosso Guará merece, fazendo com que a população saia de casa numa noite fria de junho, com toda a família para desfrutar de uma festa tão popular como o São João. 

domingo, 15 de junho de 2025

QUASE IGUAL

O frio estava de lascar, o Caixa Preta liga querendo dar uma chegada no Porcão, pensei que o cabra tinha enlouquecido de vez, pois o frio castigava todo cristão que quisesse dar uma volta na cidade.
Talvez o frio não fosse desculpa pra não atender o convite, resolvi encarar o Porcão, sentir aquela gostosa catinga de gordura velha filtrada na palha de aço,
o cachorro me olhando com más intenções babando pelos cantos da boca, doido pra me tascar uma bela mordida, pensei com meus botões, os adoradores de pet que me perdoem, mas tive uma série de maus pensamentos. vou comprar “chumbinho”...
O Galak com cara de poucos amigos nos recebe com aquela doçura de sempre e entre um palavrão e outro nos traz o cardápio.
Al-Qaeda no fogão preparava a nossa gororoba de cada dia, senti um frio no estômago, confesso que já estava arrependido o dia nada prometia de bom, mas estava querendo ouvir alguma história do Caixa Preta, que sempre tem uma boa pra contar.
Conversando com o velho Caixa que estava meio sem assunto o cabra começou a falar sobre algumas coisas que acontecem.
Por causa do frio ele está assistindo tudo que passa na TV, até novela ele anda encarando, emocionado me falou que uma cena de novela quase o levou as lágrimas.