terça-feira, 26 de março de 2019

TRANSPEQUI

Por falta de projetos esse governo resolveu desenterrar algumas das ideias de Joaquim Bezerra de Ouro, agora a bola da vez é a famigerada Transpequi que é apresentada como a solução de mobilidade entre o entorno e o DF.



O primeiro projeto foi suspenso por suspeita de superfaturamento, hoje ao custo talvez de R$10 bilhões, está despertando o interesse de construtores e políticos para talvez garantir um futuro promissor a todos.
Essa obra, deve ser mesmo uma obra, pois de longe já fede pra cacete, deve se arrastar ao longo de décadas tal qual a outra bomba chamada de Corumbá IV, lembram?
Todo governo reativa, mas nunca termina, um mistério maior que o assassinato de Ana Lídia, o dinheiro simplesmente é jogado no ralo e nada de conclusão, mas pra que se preocupar? Tudo sairá do nosso suado dinheirinho.
A conclusão do ramal Norte do metrô, talvez o gasto fosse menor e atenderia uma grande parte da população, talvez acabando com os diversos gargalos de mobilidade por aqui, mas como o objetivo não é esse pra que se preocupar?
Isso sem esquecer que o trecho onde pretendem que a Transpequi trafegue,é um trecho cedido a uma concessionária pelo governo federal, o que levanta algumas dúvidas quanto a implantação da mesma.
Então chegamos a conclusão que quem mais lucrará com mais essa aventura, não será a população do DF, apenas os amigos do rei participarão desse lauto banquete.
O povo, bem, o povo como sempre é apenas um mero detalhe.

3 comentários:

  1. Quando fomos convocados pelo GDF(1993) para rever o projeto oficial do Metrô dentro do Plano Piloto e que resultou no seu traçado atual no canteiro entre a pista central e a pista local(W),e que resultou na incorporação desse transporte ao "Eixo Rodoviário Tronco" do Plano Piloto (trazendo ainda consigo enorme economia na sua construção), previa, na nossa proposta aprovada, a extensão do sistema ao Eixo Rodoviário Norte e de uma futura linha no Eixo Monumental(linhas com conexão numa Estação Central junto da Plataforma) , isto inteiramente obediente ao Tombamento da Cidade. Houvesse o real interesse de resolver o sistema de transporte coletivo da Capital bastaria estudar o que foi proposto pelo autor do Plano, naturalmente com alterações necessárias para atender ao inchaço INDEVIDO da cidade, onde a Plataforma Central seria o ponto de conexão das linhas de ônibus urbanas.A criação agora proposta não passa de mais uma obra para que"firmas interessadas"visem apenas abocanhar lucros às custas dos moradores e usuários dos transportes coletivos da cidade.

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  2. Todo dia é um chororô no transporte de Valparaíso ao Plano Piloto. Porque o projeto da linha de ônibus que chega até a entrada de Santa Maria não faz mais uns 10 km e chega ao centro do Valparaíso? Um terminal aos moldes do existente na entrada do Gama atenderia excepcionalmente aquela população. Qualquer estudo por mais superficial que seja vai apontar as vantagens de se concluir o trecho pois tenho certeza que demanda existe. Com isso tiraria esse famigerado engarrafamento tanto de vinda quanto de retorno aos moradores e usuários eventuais da rodovia 040. Parece que a implantação não pode render bons dividendos à quem já sabemos que receberia. Não é?

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