quinta-feira, 22 de outubro de 2015

OPERAÇÃO GURGEL É UM SUCESSO

Desde o início do policiamento ciclístico no Guará , batizado de “OPERAÇÃO GURGEL”— no fim de janeiro deste ano — até o mês passado, 11 militares que fazem patrulhamento com bicicleta na região administrativa registraram 48 crimes. Na avaliação da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), esses delitos puderam ser identificados graças à atuação mais ostensiva desses policiais.



Com 24 prisões, o uso ou porte de drogas foi a ocorrência com maior número de registros. Em seguida, aparecem seis casos de ameaça à vida e integridade física e quatro lesões corporais, além de outros quatro relatos de agressões a mulheres enquadrados na Lei Maria da Penha. Completam a lista mais quatro furtos a interior de veículos, três roubos a automóveis, dois assaltos a residências e um caso de tráfico de drogas.
"Quanto mais abordagens são feitas, mais casos serão evitados se constatados no nascedouro.
Não quer dizer necessariamente que a região está mais perigosa, mas, sim, que houve esse incremento no modo de atuar", explica o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel André Luiz Pinheiro Borges. Segundo ele, a iniciativa é pioneira no DF e já existem estudos para levá-la a outras regiões.
Diariamente, os policiais percorrem cerca de 30 quilômetros em busca de atitudes suspeitas, com prioridade para áreas de grande circulação de pessoas e veículos. De acordo com a PM, o trabalho da patrulha com bicicleta permite o acesso a espaços onde os carros não chegam com facilidade, como o Parque Ezechias Heringer, entre quadras(becos) e vias sem pavimentação.
O policiamento ciclístico é feito do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) até a saída do Guará II, na via que leva à Estrada Parque Guará (EPGU). Nesse percurso, alguns trechos recebem atenção especial: a QI - 7, devido à concentração de agências bancárias; a QE - 40, em virtude do alto registro de crimes; e as escolas públicas e particulares, para preservar a entrada e a saída dos estudantes.

Um comentário:

  1. Muito interessante falarem sobre policiamento ciclístico.
    Só que moro no pólo de moda, e nunca vi um policial de bicicleta!
    Isso porque eu pedalo quase sempre, mais não os vejo!
    Prometo que quando me separar com eles, faço questão de tirar uma foto e públicar no nosso grupo!

    ResponderExcluir